Seiichi Hissamura
Memória MMA
Artigos
Memória MMA
WERDUM vs. FEDOR 

WERDUM vs. FEDOR 

Fabricio-Werdum-vs-Fedor-646SF.jpgHoje, no Memórias do MMA, não vamos tão longe assim, aproveitando que neste último final de semana tivemos o brasileiro Fabricio Werdum lutando no card principal do UFC, e a recente volta da aposentadoria de Fedor, vamos relembrar uma das maiores "zebras" da história do MMA.

Sim, estamos falando de Werdum vs Fedor, luta que aconteceu em 26 de junho de 2010 em San Jose, Califórnia, no antigo Strikeforce. 

Werdum já era muito conhecido pelos seus título no ADCC (maior competição de luta agarrada sem quimono do mundo) no peso e absoluto, e Fedor, bem... Fedor era o maior lutador de MMA na época! O russo era praticamente imbatível, só tinha perdido uma única vez! E literalmente atropelava seus adversários no cage e no ringue.

A luta começou quase como sempre para Fedor, que, após alguns segundos de estudos e um chute despretensioso do brasileiro por dentro da coxa, quase que só pegando de raspão, partiu para cima de Werdum com uma sequência de socos.

Uns dizem que sim, o brasileiro foi realmente acertado pelas mãos do russo e caiu, outros, inclusive o próprio Werdum, dizem que foi estratégia, que ao ser "acertado" por Fedor, caiu de propósito para que ele fosse para dentro da sua guarda. Lembrando que Werdum já tinha feito isso antes, de cair e chamar o adversário para dentro da sua guarda, abaixo de vaias do público.

Todavia, foi o que aconteceu. Num ímpeto de decidir a luta rápida e brutalmente como sempre, Fedor foi para dentro da guarda de Werdum para finalizar a luta com seu temido ground and pound (quando o lutador que está por cima aplica sequencias de golpes como socos e cotoveladas), mas o russo cometeria um erro fatal até mesmo para um faixa branca de jiu jítsu: deixou um braço dentro e outro pra fora da guarda de Werdum, que primeiramente aplicou uma chave de braço (arm-lock), Fedor na raça conseguiu sair, mas continuou golpeando e, ao invés de passar a guarda, acabou de novo caindo com um braço por dentro e outro por fora da guarda, e dessa vez Fabricio Werdum não perdoou e encaixou um justíssimo triângulo, ajustando e fazendo pressão na cabeça de Fedor enquanto laçava o braço do russo, obrigando-o, em 69 segundos de luta, a desistir por submissão.

Foi um dos momentos mais marcantes do MMA moderno, pois Fabrício Werdum quebrava a invencibilidade de um dos maiores lutadores de MMA do mundo!

Infelizmente, nenhum dos dois está em boa fase atualmente. O brasileiro, após ótimos rounds, acabou sendo nocauteado pelo seu adversário neste final de semana no UFC .

Confiam como foi essa luta:

Até semana que vem com mais um Memória do MMA!

Seiichi Hissamura
Paulista, ex atleta profissional, treinador de lutas e artes marciais. Responsável pelas análises técnicas.