Seiichi Hissamura
Memória MMA
Artigos
Memória MMA
UFC 7 - Marco Ruas vs Paul Varelans

UFC 7 - Marco Ruas vs Paul Varelans

ruas.jpg

Hoje em dia o MMA alcançou uma projeção que ninguém esperava.

Podemos dizer, que o caminho para que o esporte pudesse se tornar a modalidade de luta mais completa que existe, começou na cidade onde posteriormente foi proibido, em Nova Iorque, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1995, na sétima edição do UFC.

Estamos aqui falando de um dos caras mais casca grossa do MMA: Marco Ruas. E a luta que  marca o início do MMA como conhecemos hoje: Marco Ruas vs Paul Varelans.

Marco Ruas tinha o conceito de "se você quer socar e chutar, eu agarro; se você quer agarrar, eu soco e chuto". Ele era completo como lutador: tinha um muay thai, wrestling e jiu jítsu afiadíssimos! Além de outras técnicas pouco ortodoxas como os pisões nos pés quando era clinchado na grade! Não tinha por onde lutar confortavelmente com ele; era tempo ruim o tempo todo!

Foi a primeira vez em que o brasileiro lutava fora do seu país de origem. Tem muita história na trajetória toda de Marco Ruas até essa luta, passando por uma grave infecção na mão, mas após vencer duas lutas, contra Larry Cureton e Remco Pardoel, Ruas chegava a final contra o americano do Alasca, chamado de Urso Polar, Paul Varelans, que era um monstro na época. Mas o urso se tornou uma lebre frente ao lobo Marco Ruas.

Varelans conseguiu agarrar Ruas uma única vez nas grades, e começou a tomar os pisões nos pés já característicos do brasileiro, e largou. Daí para frente, foi só "madeirada" nas branquelas coxas de Paul Varelans, que tentava acertar seus temidos overhands em Marco Ruas, que sabiamente chutava se inclinando para trás, esquivando-se assim do alcance de Varelans.

E foi assim, tomando fortes e certeiros chutes nas pernas, sem saber como se defender ou qual estratégia tomar, que Paul Varelans, foi caindo frente a Marco Ruas, até praticamente se ajoelhar e ver, com os olhos esbugalhados de pavor, o brasileiro partir para cima para liquidar a luta!

Foi a primeira vez que vimos, nessas 3 lutas do brasileiro, um lutador usar técnicas tanto da luta em pé como de chão, além das transições de quedas, em uma época em que o atual MMA ainda era o Vale-Tudo.

Tanto o estilo mesclado e completo de luta quanto o UFC 7, que fechou com chave de ouro coroando Marco Ruas como campeão do evento, foi muito marcante na época!

Veja alguns momentos luta:

Até a próxima segunda com mais uma memória do MMA!

Seiichi Hissamura
Paulista, ex atleta profissional, treinador de lutas e artes marciais. Responsável pelas análises técnicas.