Cintia Lessa Lima Cancellier
DIÁRIO EFICIENTE
Artigos
DIÁRIO EFICIENTE
Treino de sábado

Treino de sábado

 

 

            Depois de muitos meses conseguimos agendar a nossa aula: treino de jiu-jitsu com meu primo Vitor Chagas (primo do meu esposo), quem teve bastante influência na minha paixão pelo  esporte.  Foi através dos treinos aos finais de semana  em Ubatuba, na academia Companhia do Corpo, na Maranduba, que me fez correr atras das aulas em São Paulo. 

                Hoje virou mania, vício no bom sentido, com buscas diárias de desafios e movimentos novos. ..e nosso treino foi desse jeito!  Diversar variações de exercícios e movimentos que lá atrás pareciam impossíveis mas hoje são apenas complicados ou difíceis mas com muitas tentativas acabam saindo!

                A aula de hoje começou com aquecimentos básicos, caminhada no tatame, treino de quedas e soltura de quadril. Um deles, muito legal, foi tentar manter a guarda enquanto o adversário (Vitor) caminhava para um dos lados e eu tinha que me virar literalmente e de barriga e pernas pra cima, rodopiar e manter a posição: pernas no quadril do coleguinha. Esse exercício que acabei de descrever, é bem difícil, mas hoje, já tem movimento, o que antes parecia estar colado no tatame. Fizemos sequencias de movimentos até chegarmos ao golpe final,  armlock (me amarrei muito)!  Achei muito interessante, muito mesmo. Você imaginar as sequências na luta e realizar no treino é sensacional! Vou tentar descrever:  eu estava na guarda, com os pé nos quadris do Vitor e com minha mão esquerda segurando a manga do quimono do braço direito dele;  com os pé apoiados, empurrei os quadris dele para cima na tentativa de tirar seu  apoio dos pés (claro que ele me ajudando) e em seguida  tirei o pé do quadril direito dele o que automaticamente fez com que ele caísse e eu pudesse fazer o armlock!!! Sei que não fui muito clara, mas acreditem, foi muito interessante.

                Outro exercício demais, foi a saída do armlock!  Eu estava de barriga pra cima com meu braço direito pronto para o "bote", na posição para a finalização (cotovelo quase totalmente estendido, com o braço aberto de barriga para cima e presa com as pernas dele ). O primeiro movimento foi prender a perna esquerda dele entre as minhas , fazer a flexao de tronco, sentando e chegar na posição quadrúpede, passando a guarda e alcançando a posição dos cem quilos. Sei que não fui clara, mas foi muito legal conseguir  fazer a sequência, acreditem!

                Toda essa movimentação, mudança de posição, força, alongamento seguida de força novamente pode parecer a coisa mais simples do mundo, mas pra mim, não é mesmo! Quem já conhece minha história, sequelas motoras após meu acidente há 33 anos, sabe muito bem do que estou falando. Tenho muita dificuldade em controlar a tensão muscular de determinados grupos musculares, principalmente perna esquerda quando estico o joelho e mão direita quando fecha.  Pois é, as "coisas"podem modar, se adaptar, lentamente mas podem! O joelho que parecia não existir quando esticado, já dobra com muito, mas muito esforço e consigo chegar a posiçao que quero, mesmo duranto exercícios que me exigem muito esforço. E o braço direito se movimenta mais rápido do que nunca e sinto mais funcional  e apesar da mão direita ser mais teimosinha, estou usando uma esparadrapagem que aprendi há muito tempo com um professor de jiu-jitsu na academia Gracie, o Guilherme, que acabo utilizando no dia a dia e tenho tido ótimos resultados. Enfim, percebo o quanto de benefício a arte suave está e pode travezer pra mim!

                Bom gente, mas voltando a aula, nem preciso descrever toda  minha euforia no momento dos rolas!  Novamente tivemos surpresas, tanto na minha movimentação, com agilidade e força como estratégias no momento da luta..(palavras do meu professor, Vitor)!

                Agradeço  mais uma vez a você, Vitor, pelo super treino que não poderia ser diferente!

                Obrigada e até a próxima!

Cintia Lessa Lima Cancellier
Fisioterapeuta, Mestre pelo IAMSPE (área de neuro-reabilitação ), autora do Livro - Exercícios e Posturas para o paciente com sequela de AVC e outras doenças neurológicas. Especialista pela Santa Casa de Misericórdia em Fisioterapia neuro-múscoloesquelética. Pós Graduada pela Gama Filho em Fisioterapia Cardiorrespiratória.
Apaixonada por desafios.
Atleta amadora !