Cintia Lessa Lima Cancellier
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Treino de Domingo

Treino de Domingo

 

O treino de domingo foi um pouquinho diferente, mais extenso e fracionado durante o dia. Comecei com caminhada pela rua com meu pai ( Rubens Barbosa Lima) que desde a época do meu acidente me acompanha e incentiva. Minha mão sempre disse que meu pai e o melhor fisioterapeuta que eu poderia ter e isso é a pura verdade.

Ao voltar pra casa fiz 27 minutos de transport pra tentar soltar mais minhas pernas. No período do frio, a tensão muscular aumenta, principalmente na musculatura do quadríceps (parte da frente da coxa), responsável por esticar o joelho, o que me atrapalha bastante na marcha. Esse aumento da espasticidade do quadríceps, da tensão muscular, acaba afetando outros grupos musculares, como da panturrilha e até mesmo dos membros superiores (braços). Por tudo isso, é tão importante  atividade física pra mim em especial, me  movimentar e nunca, mas nunca mesmo, ficar parada!

Após o  almoço e ter feito as atividades de casa, tomei banho e pedalei por 12 minutos no meu cicloergômetro (um pedalzinho ótimo que arrasto pra qualquer lugar). Fiz meus alongamentos e fui pra terceira parte do treino, uma das mais divertidas, com meu amigo Ederedi.

Hoje fizemos um circuito bem legal! Começamos com agachamento sentando na cadeira, associado com elevação da bola de Pilates com as mãos, ou seja, quando sento elevo a bola e quando levanto, abaixo. Depois, fiz 10 movimentos de esquiva para cada lado. Em seguida circulei dois cones e subi e desci do step uma vez com cada perna.  Repeti o circuito 3 vezes.  Em seguida Ederedi me pediu pra segurar a bola com as mãos enquanto espancava a mesmo tentando derrubar e me desequilibrar, mas não conseguiu nenhuma das coisas! Após toda essa maldade, meu delicado professor, me pediu que segurasse a bola e fizesse movimento com os braços e tronco na diagonal, ou seja, comecei de baixo pra cima da esquerda pra direita e depois o inverso. Fiz três series de dez repetições sem pausa. Agora sim, o momento que mais amo, o boxe! Ederedi com as manoplas e eu com minhas luvinhas e por ultimo "fizemos luva", pra acabar de aniquilar com o meu corpinho!

         A cada treino que  faço tanto de musculação, boxe, jiu-jitsu ou alongamento, percebo de imediato o quanto meu corpo necessita desses estímulos. A importância de cada aula é única e pontual, de maneira que  preciso mesclar meus treinos  semanais e manter minha "empolgação equilibrada"!

         Agradeço ao meu pai, quem me treina pra vida  e ao Ederdia por mais um dia de pancadaria!

Cintia Lessa Lima Cancellier
Fisioterapeuta, Mestre pelo IAMSPE (área de neuro-reabilitação ), autora do Livro - Exercícios e Posturas para o paciente com sequela de AVC e outras doenças neurológicas. Especialista pela Santa Casa de Misericórdia em Fisioterapia neuro-múscoloesquelética. Pós Graduada pela Gama Filho em Fisioterapia Cardiorrespiratória.
Apaixonada por desafios.
Atleta amadora !