Cintia Lessa Lima Cancellier
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Treino de Boxe

Treino de Boxe

                                              

 

            Hoje tive mais uma aula animada com meu amigo Ederediii...animada e empolgada pois o minha fratura já consolidou, apenas preciso utilizar alguns dias a mais a minha sandália Augusta e aguardar mais duas semaninhas antes de retornar para a nossa “arte suave”.

            Até o momento, focamos na musculação, importantíssima para a manutenção de força, equilíbrio e  tônus muscular, porque se eu parar , além de ficar redondinha,pesada e mais lenta ainda,  minha hipertonia toma conta aí complica mil vezes minha mobilidade.

            Começamos a aula com 10 minutinhos de aquecimento no transport ao som do nosso querido James Brown, o que me obriga a tentar ao menos, pedalar no ritmo da música. Em seguida fomos para a esquecida escadinha de agilidade que estava escondida literalmente no fundo do meu baú, mas que tem fundamental importância nas minhas praticas esportivas para ganho de equilíbrio e mobilidade. O interessante de brincar com a escadinha é ter varias possibilidades de deslocamentos para todas as direções, associando também com pêndulos , jab-direto e cruzados, além de fazer tudo isso com resistência elástica acima dos joelhos ao som do Rock Balboa.

            É sensacional como a gente se empolga com a trilha sonora de nosso  ídolo e incorporamos” o lutador”. Depois da escadinha, fomos para o step, associando este com agachamento, subida e descida para frente , para trás e depois com deslocamento lateral. Este último , me atrevi a usar menos o” apoio moral” do Ederedii e me arrisquei um pouquinho mais em confiar no meu equilíbrio e deu certo!

            Por fim fomos para treino com manoplas e luvinhas, momento mais esperado.  Todos esses exercícios aparentemente inocentes me fazem um bem danado, tanto físico como mentalmente. O interessante disso tudo é que percebo a resposta física  no ato, pois ocorre mudança postural, com melhora na retificação da coluna e reposicionamento do centro da gravidade o que me deixa mais estabilizada, confiante , feliz e ainda mais empolgada. Meu tônus muscular também fica mais equilibrado tanto de braços como pernas, pois utilizei os membros superiores para o boxe e membros inferiores com resistência elástica durante meus deslocamentos.

            Como já disse outras vezes, todo tipo de exercício físico, nos beneficiará, cada um na sua especificidade, por isso é bem interessante experimentar diversos tipos (de acordo com as preferências de cada um) e observar quais os ganhos que estes  podem nos proporcionar.

 

                                                                  Valeu Ederediii!

Cintia Lessa Lima Cancellier
Fisioterapeuta, Mestre pelo IAMSPE (área de neuro-reabilitação ), autora do Livro - Exercícios e Posturas para o paciente com sequela de AVC e outras doenças neurológicas. Especialista pela Santa Casa de Misericórdia em Fisioterapia neuro-múscoloesquelética. Pós Graduada pela Gama Filho em Fisioterapia Cardiorrespiratória.
Apaixonada por desafios.
Atleta amadora !