Vanessa Diniz
Curtinhas
Artigos
Curtinhas
OS "FALSOS" MESTRES DAS LUTAS MARCIAIS

OS "FALSOS" MESTRES DAS LUTAS MARCIAIS

Camila Borges Araújo e uma vítima que não quis se identificar, duas atletas do Boxe, Megan Sutton-Kirkby, atleta do Judô, Ericka Almeida, ex atleta do UFC, Karina Gracie, filha de Relson Gracie e atleta de jiu jitsu. O que esses nomes têm em comum?

Todas são vítimas de seus técnicos ou parceiros de treinos.

São as primeiras, serão as únicas? Infelizmente a resposta é não.

Então surge a pergunta, porquê só agora? Por que demoraram tanto para denunciar? Cada uma tem o seu motivo particular e isso jamais deverá ser julgado.

Erivan Ribeiro Conceição ex professor de Boxe acusado pelas duas primeiras vítimas de estupro e agressão física, e Herman Gutierrez, ex técnico de Ericka Almeida, que o acusa também de estupro e agressão física tiveram seus nomes divulgados. Megan e Karina são personagens de uma série chamada Voz do Tatame feito pelo site UOL, porém o mesmo infelizmente não divulgou o nome de seus supostos agressores. Correto isso, creio que não. Acredito que cada vez que aparece uma vítima de agressão ou estupro dentro do esporte e o agressor não é exposto, dez vítimas são caladas por insegurança, medo e ameaças.

Outro nome citado essa semana é Richardison Andrigo Moreira, o Rick Monstro, ex atleta UFC, acusado de manter um relacionamento amoroso e por fim sexual com uma menina de 15 anos, teoricamente até então consentido por ela e sua família, segundo declaração do próprio atleta ao Ag. Fight.

Talvez todas as promessas de alcançar o patamar tão sonhado dentro do esporte, um reconhecimento internacional, uma vaga num evento tão disputado, talvez o fato de ter inconscientemente ou não a ideia de ter um relacionamento com alguém "importante", com uma patente de oportunidades possa ter feito essas meninas se fecharem ou "aceitarem" o que acontecia, pois o depoimento da maioria delas é "eu ia ter uma vaga, eu ia conquistar tal coisa", culpa dela?? JAMAIS.

Culpa de monstros, doentes como esses que se aproveitam desses sonhos inocentes para abusar, estuprar e violentar.

A equipe de Erivan quando tomou conhecimento dessas denúncias imediatamente afastou os mesmos de suas academias, Herman Gutierrez também está afastado de sua academia. É o bastante, não, óbvio que não, mas já é um começo até que a justiça cumpra seu dever. Esperamos que nenhuma outra academia aceite esses três monstros como atletas ou professores, espero que seja um basta para que eles não façam mais vítimas.

Espero que mais Camilas, Megans, Karinas, Erickas apareçam e denunciem, espero que não se rendam a falsas esperanças.

Denunciem sempre qualquer tipo de assédio ou violência.

Fontes: Uol, G1, Fantástico (Globo)

 

 

Vanessa Diniz
Jornalista, produtora de um programa de tv, Cutwoman da equipe Upper Cut Cutwomen, praticante de Muay Thai e amante de MMA.