Cintia Lessa Lima Cancellier
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Musculação

Musculação

 

                  Treino de força e equilíbrio muscular.

 

         Após alguns dias de molho por causa da fratura sofrida no meu quinto dedo do pé esquerdo ( prensado no tatame no final da aula de jiu-jitsu durante uma brincadeira), utilizando a sandália Augusta que o médico recomentou  e a esparadrapagem em “x” para estabilizar o dedinho, comecei a fazer meu treino de musculação com o nosso amigo  Eder Correia, mais conhecido como Ederedi.

         Utilizei um andador dentro de casa pra me dar aquele apoio moral com mais estabilidade por um certo tempo, já que era só encostar o pé no chão que o danado já gritava de tanta dor.  Neste mesmo período, começamos com o treino de fortalecimento global, porém, sem descarga de peso na perna esquerda, ou seja, sem apoiar o pé esquerdo no chão.

 Mesmo com tal restrição, a animação dessa aula não pode mudar, com a nossa trilha sonora de sempre:  Rock Balboa, James Brown e o que mais vier na cabeça pra ajudar a botar pilha no ritmo do momento. Costumamos treinar cinco dias na semana pela manhã,   nessa fase de recuperação. Utilizamos caneleiras para fortalecimento de quadril e joelhos, alteres para ombro, peitoral e costas e elástico que nos possibilita trabalhar vários músculos e articulações dependendo da posição do ponto fixo (posição que o Eder segura o elástico e  movimento especifico).

Hoje já estou muito mais estável e sem dor (só em raros momentos, me lembro da existência do dedo), utilizando a bengala ao invés do andador e conseguindo fazer agachamento com os dois pés no chão, pois no início apoiava  apenas o pé direito, o que me exigia um esforço muito maior. E por falar em bengala, está bem mais fácil andar com ela comparado ao bastão de caminhada que utilizo há séculos!

Passei no retorno com o médico dez dias após a minha arte e ele pediu pra continuar com o mesmo esquema da sandália, curativo e exercícios de fortalecimento,   desde que não cause dor.

Estou melhorando bem e dando conta do controle dos meus picos de energia, arrumando coisas pra fazer em casa por exemplo. Além de cantar e dançar sentada durante a aula do Ederedii e acompanhar seu ritimo em cada exercício com muita risada, deu tempo pra organizar todas as gavetas, armários e estantes do meu quarto esses dias, coisa que nunca fiz durante a vida toda!

Não posso me dar ao desfrute de apenas descansar, porque minha musculatura que já tem vontade própria,   se rebela muito mais. A musculação é importante pra todos, mas pra mim, que tenho alguns grupos musculares mais acesos  que outros, ou seja, com uma tensão maior (tônus aumentado), atrapalha a musculatura que faz a contração oposta e  desequilibra toda a biomecânica da articulação,  prejudicando o movimento a ser realizado. Não sei se fui clara, mas o que estou tentando dizer é que meu joelho esquerdo adora ficar esticado e minha mão direita fechada, o que dificulta a movimentação global, como,  caminhar, dobrar a perna, pegar e soltar objetos. O treino de musculação favorece o equilíbrio  do tônus muscular, melhorando assim, a qualidade dos movimentos.

Em todos os meus treinos descritos até agora, exalto determinadas peculiaridades em cada um ( boxe, jiu-jitsu e musculação). Porém, em qualquer atividade física  terei ganhos que me beneficiarão momentânea e futuramente. Por isso insisto em recomendar  a pratica de exercícios físicos  para todos , já que,  por mais difícil que possa ser o esporte de escolha, o mínimo que conseguir realizar poderá  refletir física e psicologicamente  no seu dia a dia.

 

Obrigada por fazer a diferença no meu dia Ederediii!!.

Cintia Lessa Lima Cancellier
Fisioterapeuta, Mestre pelo IAMSPE (área de neuro-reabilitação ), autora do Livro - Exercícios e Posturas para o paciente com sequela de AVC e outras doenças neurológicas. Especialista pela Santa Casa de Misericórdia em Fisioterapia neuro-múscoloesquelética. Pós Graduada pela Gama Filho em Fisioterapia Cardiorrespiratória.
Apaixonada por desafios.
Atleta amadora !