Cintia Lessa Lima Cancellier
DIÁRIO EFICIENTE
Artigos
DIÁRIO EFICIENTE
Mais um pouco de boxe

Mais um pouco de boxe

Dia 10/12 – Aula do Eder

     Hoje foi dia de bater no Eder, ops, hoje foi a aula do Eder....rsrsrs. .Como todas as aulas, esta também é bem animada. Nosso treino começa sempre ao som de Eyes of the Tiger, isso aí, assim como eu, esse meu amigo-professor, também é louco pelo Rock Balboa!!! Mas se fosse só isso, tudo certo, não é mesmo? Pois é, além de ouvir a trilha do filme, tenho que escutar ao mesmo tempo, o Eder cantando , um inglês excepcional!!! Mas brincadeiras a parte a gente se diverte pacas, além de treinar é claro!

    Aquecemos pedalando (dez minutos, pra não exagerar) e fizemos deslocamentos laterais, laterais com anteriorização, subida e descida do step (tudo com mini band acima dos joelhos, lembrando que um dos meus grandes objetivos é melhorar equilíbrio com estabilidade de quadril e não aumentar o glúteo, correto?). Depois de fazer quinhentas  vezes esse exercício com o Eder , agora, não só cantando Rock Balboa, mas dançando e me segurando durante o exercício, rsrsrs...mudamos para subida e descida do step com deslocamento lateral. Finalmente, a atadura nas mãos e luvas, para fazer as sequências de golpes que o Eder pede, tentando me equilibrar sem cair pra trás, porque aumenta meu padrão espástico as vezes e fica difícil me estabilizar.

    Depois da sequência que ele pede, associamos braço com perna, aí complica bastante minha vida! Imaginem só, se bater rápido com as mãos, já me deixa hipertônica, juntando braços e pernas (o que exige muito mais de meu equilíbrio), além das  risadas intermináveis....um conjunto de fatores perfeitos para dificultar bem a realização dos movimentos....rsrs. Como minhas pernas pesam, ainda mais com todos esses fatores que aumentam essa tal de espasticidade, oh coisinha chata!! Mas ela não ganha de mim, não! Porque eu não desisto e sempre tento mais e mais, as joelhadas com a perna direita e esquerda (mesmo bem cansada), até o momento que o Eder olha pra minha situação e fala: chega Cintia, por hoje está bom! Na verdade ele percebe meu cansaço e fadiga se aproximando e joga a toalha pra mim.

    É muito bom ter amigos como vocês, meus personais, que além de me ajudarem, se empolgam junto comigo, se empenham e vibram com cada conquista que  alcançamos. Estão comigo nos momentos alegres e mais difíceis, sem deixar a peteca cair. Me dão ânimo quando estou mais pra baixo e continuam me dando corda quando estou elétrica!! Literalmente me seguram, me pondo pra cima,  evitando muitas das minhas quedas.

Toda manhã que meu celular grita mais cedo, antes de ficar brava com o susto que levo (porque meu toque é de um galo cantando desesperado), me lembro: hoje eu tenho aula...uhuuuu!! Já começo a renovar meu gás , me empolgo, vou tomar banho,  café com meu pai e um dos meus mestres e lá vamos nós!!

O trabalho, a energia desempenhada, todos esses momentos, treino, postagens, eventos, aulas, café com bolo, pizza, decatlon, até os tombinhos com gargalhadas ....  tudo, aumenta muito mais a minha coragem, o acreditar que eu sou capaz, a garra e a vontade de conquistar mais movimentos e independência!

Esses desafios intermináveis que me proponho a encarar durante as aulas e até mesmo no dia a dia são ferramentas bem interessantes para auxiliar a vencer os obstáculos. Isso mesmo, o modo como você encara suas dificuldades faz toda diferença.  Se você tem muito medo, acaba se bloqueando e impedindo suas tentativas. Agora, quando você, se enche de coragem, energia e motivação, por mais difícil que seja, você acaba vencendo!!

 

            Valeu Eder!

 

            Até a próxima aula!

 

Cintia Lessa Lima Cancellier
39 anos,fisioterapeuta, Mestre pelo IAMSPE (área de neuro-reabilitação ), autora do Livro - Exercícios e Posturas para o paciente com sequela de AVC e outras doenças neurológicas. Especialista pela Santa Casa de Misericórdia em Fisioterapia neuro-múscoloesquelética. Pós Graduada pela Gama Filho em Fisioterapia Cardiorrespiratória.
Atleta amadora !