Cintia Lessa Lima Cancellier
DIÁRIO EFICIENTE
Artigos
DIÁRIO EFICIENTE
Evento de jiu-jitsu

Evento de jiu-jitsu

                 Harmonia em equipe e aprendizado vizual

 

         Estava aguardando o Luciano, meu esposo, chegar do trabalho lá em Ubatuba, conversando com minha prima Tatiana Chagas (prima do Lu) e seu marido, Ricardo de Oliveira Costa, mais conhecido como Cacau. Durante nossa conversa interminável, Cacau  me disse que teria um evento de Graduação de jiu-jitsu no dia seguinte, as 11 horas da manhã. Meu coração disparou no mesmo momento de tanta saudade, mas ainda não posso nem pensar. Ele  então me perguntou se meu quimono estava em casa e eu disse que sim, já justificando que infelizmente não daria para participar por causa do pé, mas  insistiu (apesar de nem precisar) e falou  para eu ir “a caráter”,   tirar fotos e assistir a aula .

         No dia seguinte, é claro que estava lá na hora certa e como sempre, muito bem recebida por todos.  Conhecia apenas o Cacau e o Vitor (que assim como eu estava interditado devido a uma lesão no menisco,   causada durante o treino. Fui acompanhada pela minha sogra (Maria Cruz)  e quem   me recebeu atenciosamente  na porta da academia e ministrou a aula foi o Mestre Duílio Borges Ramos dos Santos, da Equipe Lotus Clube.

         Permaneci sentada em um cantinho do tatame pra não levar pernadas  na companhia da Marcia, outra aluna da mesma equipe que também havia se machucado. Cacau teve sua participação no aquecimento e nos rolas, solicitando os exercícios de rolamento, fuga de quadril e a sequencia de diversos movimentos bem conhecidos no jiu-jitsu.

         Uma das coisas que observei e gostei muito é que estavam presentes alunos de todas as idades e tamanhos. Muitas crianças, meninos e meninas, jovens e adultos de ambos os sexos participando de todas as atividades juntos e  respeitando o espaço e velocidade  do outro. Eram cerca de  15 pessoas faixa branca e uma faixa azul (alunas para graduação).

         A cada movimento realizado meu dedinho doìa só de imaginar a minha tentativa de fazer também. Depois do aquecimento, os rolas começaram com tempo determinado e troca das duplas. Que vontade de fazer  também, mas o importante era estar ali.

         No termino, o professor chamou cada um pelo nome entregando o certificado da graduação ao som de muitas palmas. Muito legal mesmo.  Por ultimo ele citou o Sebastião Ribeiro da Silva (Tião),  faixa marrom e muito querido por todos da academia e certamente estaria ali se não fosse um acidente de fatal de moto ocorrido há poucos dias. Mas mesmo assim, ele também foi homenageado e intensamente aplaudido por todos os presentes.

         Gostei muito da participação, da harmonia do grupo e interação de todos me deixou muito feliz.

         Nunca havia ficado uma aula toda observando sentada e pude perceber mais detalhadamente cada movimento e imaginar minhas estratégias para tentar realizar depois. Gostei muito da experiência.

         Agradeço e parabenizo o Mestre Duílio Borges Ramos dos Santos pelo belíssimo trabalho e atenção com todos os presentes.

         Agradeço pelo convite e toda atenção de meus primos Vitor e Cacau.

         E parabenizo a todos os envolvidos com o evento.

 

                                                  Até a próxima gente!

Cintia Lessa Lima Cancellier
Fisioterapeuta, Mestre pelo IAMSPE (área de neuro-reabilitação ), autora do Livro - Exercícios e Posturas para o paciente com sequela de AVC e outras doenças neurológicas. Especialista pela Santa Casa de Misericórdia em Fisioterapia neuro-múscoloesquelética. Pós Graduada pela Gama Filho em Fisioterapia Cardiorrespiratória.
Apaixonada por desafios.
Atleta amadora !